LETREIRO DE RECADOS

EM IV CENTENÁRIO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

23.5.12

Dislexia

 O QUE É DISLEXIA?

A dislexia é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, reconhecido oficialmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Transtorno de Aprendizagem. É um transtorno de linguagem que se manifesta inicialmente nas aquisições da leitura, atingindo posteriormente as áreas da escrita e conhecimentos gerais.

A Dislexia não é causada por uma baixa de inteligência. Na verdade, há uma lacuna inesperada entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar. O problema não é comportamental, psicológico, de motivação ou social.

Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem. As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente. Pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias.

O QUE FAZER?


Mediante uma dificuldade específica de leitura e escrita, deve-se procurar profissionais especializados na área, para que sejam realizadas avaliações pertinentes a um caso de dislexia. Na busca de um diagnóstico preciso e do planejamento para uma intervenção e remediação, um completo diagnóstico diferencial deve ser administrado, considerando a totalidade da síndrome da dislexia. É necessário verificar se é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo. No entanto, há casos em que podem ocorrer comorbidades, ou seja, mais de um transtorno ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a presença da dislexia associada a um quadro de Transtorno de Déficit de Atenção (mais comumente conhecido pelo frequente sintoma da hiperatividade). Nesses casos, uma avaliação médica faz-se necessária.

Além de verificar os sinais clássicos, devem ser investigadas áreas referentes a:
  • capacidades de linguagem
  • capacidades oral e escrita (em termos de processamento - o mecanismo da leitura e da escrita; e de uso em contexto - interpretação ou elaboração de textos).
  • funções cognitivas superiores como a atenção, memória e percepção (sobretudo auditiva e visual).
  • aspectos psicomotores e grafomotores (relacionados, por exemplo, aos sintomas como dificuldade de orientação ou lateralidade e às alterações gráficas da escrita).
  • histórico familiar (há estudos que relatam alterações linguísticas diversas, alcoolismo, problemas de tireóide, e outras, em ascendentes de disléxicos).

Estas áreas são utilizadas nas avaliações de fonoaudiologia, e se complementam com as avaliações neuropsicológica e de psicologia cognitiva. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico de Dislexia, maiores serão as chances de tratamento especializado ou adequado, minimizando, assim, as consequências das dificuldades escolares e/ou sociais. Entretanto, a intervenção pode ser iniciada em qualquer idade, o que certamente tem muito a contribuir para o sucesso do indivíduo disléxico.

SINAIS COMUNS DE DISLEXIA

Na Educação Infantil
  • Falar tardiamente
  • Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
  • Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
  • Dificuldade para rimas
  • Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome
  • Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
  • Dificuldade na habilidade motora fina 
  •  Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa 
  •  Dificuldade para lembrar nomes e símbolo

 

Na Alfabetização

  • Dificuldade em aprender o alfabeto
  • Dificuldade no planejamento motor de letras e números
  • Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
  • Dificuldade com rimas (habilidades auditivas)
  • Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
  • Dificuldade em seqüência e memória de palavras
  • Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar
  • Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
  • Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
  • Dificuldade na execução da letra cursiva
  • Dificuldade na preensão do lápis
  •  Dificuldade de copiar do quadro

Do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental

  • Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
  •  Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
  •  Dificuldade em soletração de palavras
  • Não gostar de ler em voz alta diante da turma
  • Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
  • Dificuldade na expressão através da escrita
  • Dificuldade na elaboração de textos escritos
  • Dificuldade na organização da escrita
  • Podem ter dificuldade na compreensão de textos
  • Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
  • Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias
  • Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
  • Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
  • Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
  • Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
  • Dificuldade em memorizar a tabuada
  •  Dificuldade com figuras geométricas
  • Dificuldade com mapas

Ensino Médio


  • Leitura vagarosa e com muitos erros
  •  Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
  • Dificuldade em planejar e fazer redações
  • Dificuldade para reproduzir histórias
  • Dificuldade nas habilidades de memória
  • Dificuldade de entender conceitos abstratos
  • Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
  • Vocabulário empobrecido
  • Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade

Adultos

  • Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva
  • Dificuldade em planejamento e organização
  • Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
  • Falta do hábito de leitura
  • Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)

Características Gerais Associadas

  • A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita
  • Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.

Fonte: http://www.andislexia.org.br/

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