Quinta-feira, 13/11/2014
II Seminário do 6º Ano Experimental
A
interdisciplinaridade é uma prática que visa integrar os conteúdos de uma
disciplina com diferentes áreas de conhecimento, ampliando as possibilidades de
construção do conhecimento globalizante, rompendo com os limites das
disciplinas em geral.
Fala da professora Jurema Holperin durante o II Seminário do
6º ano experimental.
"O
processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e
dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e, assim, os
alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais."
Libâneo (1994)
A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do
conhecimento e o 6º ano experimental traz essa prática como proposta para que
seus alunos alcancem
uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.
CIÊNCIAS
EM PROSA E VERSO
A segunda edição
do SEMINÁRIO INTERCRE DO 6º ANO EXPERIMENTAL - CIÊNCIAS EM PROSA E VERSO foi um
sucesso! Foi realizado em 5 de novembro, no Social Ramos
Clube.
Foram selecionados diferentes trabalhos realizados nas
turmas do 6º ano experimental das escolas da 4ª, 5ª, 6ª e 11ª CRE, todos
interdisciplinares, com temas envolvendo CIÊNCIAS, POESIA e outros gêneros
textuais. Os professores
fizeram uma troca de experiências, contando como integraram experimentos
científicos ao conhecimento de diferentes Gêneros Textuais.
Equipe de professores durante o II Seminário do 6º ano
experimental.
No
evento, as professoras Vânia de Mattos Maciel (4ª CRE), Suzana
Bastos (5ª CRE), Débora Sampaio (6ª CRE) e Rose Mary Esteves (11ª CRE) representaram as
equipes de acompanhamento do 6º ano experimental. Além disso, as professoras Leila Bosso, Elisabeth
Pronestino, Marcela Araújo, Leila de Andrade, Adriana Gomes e Ingrid
Porciúncula participaram apresentando seus projetos.
O evento contou com a prestigiosa presença das Gerentes de
Educação: a professora Lúcia Lopes e as professoras Glória Mascarenhas, Stella
Reis, além da subsecretária de Educação professora Jurema Holperin. Jurema
destacou a importância de se incentivar a produção textual nas escolas e
parabenizou os professores, participando ainda da premiação dos alunos do I
Concurso Poesia Visual, realizado como desdobramento da proposta do Seminário
deste ano. Os alunos premiados foram: Huana de Lima, Lara Maria e Andressa B.
dos Santos.
A professora Elisabeth Pronestino (4ª CRE, da E. M. IV Centenário)
apresentou o projeto "O álcool na adolescência" e nos enviou seu
depoimento:
"Quando
fui convidada para trabalhar com turmas do 6º ano experimental, fiquei
assustada. Pensei em recusar, pois não me achava apta para fazê-lo. Era uma
experiência nova e eu desconhecia totalmente o trabalho. Entretanto, fui
convencida de que seria um desafio, e eu adoro desafios!
Ao assumir, meus medos se dissiparam. Precisei buscar conhecimentos
para ministrar minhas aulas e isso só me enriqueceu, ou melhor, continua me
enriquecendo, pois a cada dia que passa, eu aprendo mais e mais. Como diria
Sócrates: 'O ignorante é o que supõe saber tudo'. A minha orientadora Vânia me
ajudou bastante, acreditando na minha capacidade. Por parte dela, só tive
estímulos e um excelente suporte em minhas dúvidas. As nossas reuniões mensais
me trouxeram bagagem para melhorar meu trabalho, a troca de experiência, as
parcerias, entre outros".
Material enviado pela Professora Vânia de Mattos Maciel (GED 4ªCRE).
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=4522