LETREIRO DE RECADOS

EM IV CENTENÁRIO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

1.8.14

NOSSA ESCOLA E OS 450 ANOS DA CIDADE MARAVILHOSA

Leiam abaixo a matéria publicada no site da Prefeitura sobre a participação da escola nas comemoração de 450 anos do Rio, que iremos comemorar em 2015.
ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL IV CENTENÁRIO PARTICIPAM DA OFICINA DE DESENHO RIO450

31/07/2014 15:26:00

Fundada na década de 50 na comunidade do Timbau, em Bonsucesso, a Escola Municipal IV Centenário foi assim rebatizada em 1965 no contexto da comemoração de 400 anos do Rio de Janeiro. Passadas cinco décadas, a escola já está engajada nas comemorações de 450 anos do Rio de Janeiro. Os alunos foram os primeiros da rede municipal a realizar a cerimônia de hasteamento da bandeira do município acompanhada pela execução do hino oficial da Cidade, Cidade Maravilhosa. Em 2015, a cerimônia será realizada semanalmente em todas as unidades da rede, conforme previsto no decreto nº 38724/14 que estabeleceu o Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o Pró Carioca.

"Valorizar os símbolos da cidade é uma forma de trabalhar a cidadania. A atividade está inserida num programa muito mais amplo, o Pró-Carioca, que tem como objetivo disseminar o conhecimento e o interesse das crianças pela história do Rio de Janeiro e reforçar o sentido de pertencimento não apenas à cidade, mas também ao bairro e à escola", explica o diplomata Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450.

Durante a visita do Comitê Rio450, os alunos fizeram uma apresentação de percussão com versões batucadas de O Morro Não Tem VezSe Essa Rua Fosse Minha e Rap da Felicidade. O presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, presenteou a escola com um exemplar do livro Rio400+50, que trata sobre a experiência do IV Centenário. Depois da cerimônia de hasteamento da bandeira, as crianças participaram da oficina de desenho Rio450 que tem como objetivo despertar o interesse pela história da cidade a partir da interação com a marca dos 450 anos do Rio de Janeiro. 

A Escola Municipal IV Centenário guarda em suas dependências algumas preciosidades. Além da bandeira da escola com o símbolo do IV Centenário, o pátio preserva um exemplar centenário de pau-brasil.


Pró-Carioca

Comemorar o jubileu de 450 anos, portanto, é muito mais do que preparar uma grande festa. A Prefeitura do Rio vai celebrar a data por meio de iniciativas que vão trabalhar o sentido de pertencimento não apenas à cidade, mas especialmente a esferas mais locais como a rua, a praça, o bairro, a vizinhança. Lançado com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história da cidade, seu repertório artístico-cultural e os personagens que forjaram este repertório, o Pró-Carioca está dividido em três eixos: Conhecimento, Cultura Popular e Memória. A cerimônia de hasteamento da bandeira e de execução do hino da cidade é uma das atividades previstas no eixo “Conhecimento” que tem como missão estimular a pesquisa e o ensino sobre a cidade e seu repertório artístico-cultural.

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=4837264

Nenhum comentário:

Postar um comentário