LETREIRO DE RECADOS

EM IV CENTENÁRIO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

16.6.14

NOSSA ESCOLA E O LIVRO RIO400+50

Matéria publicada no jornal Extra e nos sites Extra e Ademi


Livro revela transformações da cidade do Rio nos últimos 50 anos e desconstrói mitos

Isabella, com a professora Cristiane, mostra seu desenho
Isabella, com a professora Cristiane, mostra seu trabalho. Foto: Thiago Lontra
Isabella do Nascimento Alves, de 9 anos, estuda há três na concorrida Escola Municipal IV Centenário, no Complexo da Maré, que atingiu média 6 no Índice de Educação Básica 2011, que mede a qualidade do ensino. A nota é a meta do Ministério da Educação para 2022. Para ir às praias da Zona Sul, Isabella passa pelo Túnel Rebouças. Mas poderia também se divertir no Aterro do Flamengo. Esse Rio de Isabella tem só 49 anos: a escola, o Aterro e o túnel foram inaugurados no ano em que a cidade comemorava seu 400º aniversário, em 1965.

As transformações da cidade nos últimos 50 anos estão no livro da Edições de Janeiro "Rio 400+50 - Comemorações e percursos de uma cidade", dos autores Maria Inez Turazzi, João de Souza Leite e Claudia Mesquita. A obra, que desconstrói mitos como a própria data de fundação do Rio, é a primeira iniciativa a ter o direito de usar a marca oficial dos 450 anos, lançada no mês passado. Mas na Escola IV Centenário, os alunos já soltaram a criatividade para, desenhando, dar identidade aos algarismos 4, 5 e 0.

- O símbolo tem uma cara alegre, quis deixar bem brasileira por causa da Copa - contou Isabella, que adora a escola e sonha ser dentista.

A marca que representa os 400 anos da cidade ainda é usada na bandeira da escola, que gosta de manter tradições: há 30 anos na unidade, a diretora Rita de Cássia Magnino entrou como professora e conta que, todo dia, os alunos cantam o hino nacional. Mas estudantes e funcionários já se preparam para usar o símbolo dos 450 - vencedor do concurso promovido pela prefeitura.

- Primeiro, as crianças acharam um rosto estranho, mas disse a eles que poderiam criar em cima da imagem - contou a professora Cristiane Nogueira de Mesquita, de 36 anos.
Alunos da IV Centenário e os trabalhos
Alunos da IV Centenário e os trabalhos. Foto: Thiago Lontra
Data marcada por decreto

O livro desfaz mitos sobre o local, o autor e a data da fundação do Rio de Janeiro. O dia 1º de março, por exemplo, teria sido definido por uma junta de historiadores e antropólogos, e não por Estácio de Sá. Quatrocentos anos depois, pipas frequentaram os céus da cidade com o símbolo do IV Centenário do Rio.

A educação foi o grande investimento público na época das comemorações dos 450 anos. Foi nos anos 1960 que o então governador Carlos Lacerda passou a garantir que todas as crianças em idade escolar já estavam nas salas de aula. Ao final do governo, elas frequentavam oito anos de curso básico na rede pública.

A semente da escola IV Centenário surgiu em 1956, quando um grupo de nordestinos pediu à prefeitura para construir duas salas de aula num terreno em que havia um campo de futebol. Mas foi em 1965 que foram erguidas mais quatro salas e, em 12 de agosto daquele ano, a unidade foi inaugurada. Considerada modelo, a escola recebeu, em 2011, sala de leitura, biblioteca, salas de informática e de arte.

- Temos um trabalho diferencial, porque foca na qualidade do ensino. Chamamos os pais para o conselho de classe. E vejo ex-alunos meus que vêm para matricular os filhos - diz Rita, explicando a grande procura.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/livro-revela-transformacoes-da-cidade-do-rio-nos-ultimos-50-anos-desconstroi-mitos-12820219.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário