No dia 01 de dezembro foi realizada nossa “Feira Cultura -2011”.
Cada turma expôs os trabalhos realizados durante o ano, inclusive os trabalhos do Projeto Mais Educação.
A abertura da Feira Cultural foi com apresentações de música e dança.
O oficineiro Wagner apresentou os alunos do Projeto Mais Educação acompanhando com instrumentos de percussão o forró “Espumas ao Vento” e quatro casais de alunos complementaram a apresentação dançando forró, com a colaboração das oficineiras Viviane e Flávia.
Foram apresentadas duas danças folclóricas ensaiadas pelos professores da Vila Olímpica – Siriá e Carimbó.
Os alunos do MAIS EDUCAÇÃO do 4° e 5° ano, ensaiaram Hip Hop com o professor Márcio, da Vila Olímpica e fizeram uma apresentação “irada”.
Todos os alunos se empenharam muito para fazer as apresentações e o resultado foi MARAVILHOSO!!!
A Direção quer agradecer a todos os nossos colaboradores: oficineiros, Coordenador do Projeto Mais Educação, colaboradores da Vila Olímpica e professores, que muito contribuíram para o sucesso de nossa Feira Cultural.
Nossos alunos participaram de uma oficina de forró com a oficineira Flávia para que pudessem acompanhar o grupo de percussão do oficineiro Wagner na Feira Cultural em dezembro.
Estudamos a história da comunidade da Maré, desde o período das palafitas.
Contamos e interpretamos a música Alagados e com o auxilio da oficineira Geracina e da Coordenadora Cátia nós montamos um painel com os barracos sob palafitas e a procissão de barcos dos pescadores no dia de São Pedro.
Olhai por Nós
No painel “Olhai por nós” embarcamos nossos desejos de melhorias para nossa comunidade no Expresso 222, cantando a música do Gilberto Gil.
O fechamento do Projeto Segundo Turno Cultural, uma parceria entre o CCBB e nossa escola foi com um passeio no dia 22 de novembro, onde os alunos visitaram as dependências do Centro Cultural e participaram da oficina de Contação de Histórias, assistiram a 4 vídeos e visitaram a Exposição de Moedas.
Nossos agradecimentos ao grande mestre da cultura nordestina, que encantou pais, alunos e professores com o xote, baião e literatura de cordel.
Nascido em São Francisco do Chabocão, na Paraíba o cordelista, Chico Salles é um nordenstino de nascença, mas carioca de coração.
Cantor, compositor e cordelista, Chico Salles é membro e Diretor Cultural da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, e tem mais de quarenta Títulos de cordel publicados.
No dia 04 de outubro, numa parceria do Bairro Educador Maré e SESC de Ramos, tivemos o privilégio de assistir ao grande mestre da cultura nordestina e Durval Pereira e Banda que encantou pais, alunos e professores com xote, baião e literatura de cordel.
Fechamento do Projeto "Segundo Turno Cultural" com o professor Gabriel - Contação de Histórias
Numa parceria com a Fundação Banco do Brasil, nossa escola contou durante o ano de 2011 com o “Projeto Segundo Turno Cultural”, onde o professor e escritor Gabriel Sant’Anna que de abril à outubro trabalhou com nossos alunos do 3° ano, fazendo contação de histórias, ensinando a produzi-las e inserindo a música na vida de nossos alunos.
O SESC de Ramos em parceria com o Bairro Educador Maré, proporcionou aos nossos alunos um momento muito especial no dia 18 de outubro, com o Projeto Cortejo nas escolas, danças e brincadeiras de roda, onde a artista Juliana Manhães trabalhou a expressão corporal através das danças de cortejo.
Fomos brindados com a Exposição Itinerante do Banco do Brasil, em parceria com o Bairro Educador Maré, sobre a vida do marinheiro João Cândido, dando início aos nossos trabalhos sobre o Dia da Consciência Negra.
Alunos do Projeto Mais Educação com o professor Marcio da Vila Olímpica.
O professor Márcio da Vila Olímpica da Maré está fazendo um trabalho de expressão corporal através do Hip Hop com nossos alunos do Projeto Mais Educação.
A culminância do trabalho foi com uma apresentação na Feira Cultural no dia 01 de dezembro.